Hideo Kojima tem plano para continuar a criar jogos mesmo depois de morrer
- por Jorge Loureiro
- 16 de maio, 2025
- 0

Numa entrevista recente à Edge Magazine, o criador de Metal Gear Solid e Death Stranding revelou que preparou uma USB com ideias para jogos — uma espécie de testamento criativo — que poderá ser usado pela Kojima Productions após a sua morte.
“Dei uma pen USB com todas as minhas ideias à minha assistente pessoal, é como um testamento”, explicou Kojima. “Talvez eles possam continuar a criar coisas depois de eu partir.”
Este plano surgiu após uma série de complicações de saúde durante a pandemia. Kojima, hoje com 61 anos, recorda esse momento como um ponto de viragem: uma doença grave, uma operação aos olhos e a perda de várias pessoas próximas fizeram-no refletir sobre a mortalidade e sobre o futuro do estúdio.
“Até então, não sentia a minha idade. Achava que iria criar para sempre. Mas quando fiquei doente… não conseguia criar nada. Fui confrontado com a morte”, afirmou.
Apesar de considerar a possibilidade de fazer cinema, amigos como Guillermo del Toro e Nicolas Winding Refn aconselharam-no a manter-se nos videojogos, a sua verdadeira casa criativa.
Para Kojima, o maior receio não é a morte, mas sim o que acontecerá à Kojima Productions depois dele. E deixa isso claro:
“Não quero que o estúdio se limite a gerir os IPs existentes. Quero que continuem a criar.”
Enquanto isso, o criador continua ativo. Death Stranding 2: On The Beach tem data de lançamento marcada para 26 de junho de 2026.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
0 Comentários
Efetua login para comentar