A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Prince of Persia Sands of Time Remake e mais 5 jogos da Ubisoft cancelados

Prince of Persia Sands of Time Cancelado
Crédito da imagem: Ubisoft

A Ubisoft anunciou uma profunda reestruturação interna que vai resultar no cancelamento de seis projetos, no encerramento de dois estúdios e em mais uma vaga de despedimentos, numa tentativa de adaptar a empresa a um mercado cada vez mais competitivo e seletivo.

Entre os jogos cancelados, a editora confirmou publicamente apenas um: o Prince of Persia: Sands of Time Remake, um projeto problemático desde o seu anúncio, que já tinha sido reiniciado uma vez. Segundo a empresa, três dos jogos cancelados eram novas propriedades intelectuais, enquanto outro correspondia a um título para dispositivos mobile.

Além dos cancelamentos, a Ubisoft confirmou ainda o adiamento de sete jogos, embora sem revelar quais. No entanto, este número inclui um projeto não anunciado que estava inicialmente previsto para ser lançado antes de 31 de março de 2026 e que é amplamente associado a um remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag. Esse título deverá agora chegar apenas no próximo ano fiscal, antes de março de 2027.

Quais os estúdios encerrados?

Como parte desta reestruturação, a Ubisoft vai encerrar completamente o estúdio de Ubisoft Stockholm, que tinha colaborado em projetos como Avatar: Frontiers of Pandora, bem como o estúdio móvel Ubisoft Halifax. A empresa confirmou ainda reestruturações adicionais em equipas localizadas em Abu Dhabi, na RedLynx (responsável por Trials) e na Massive Entertainment, estúdio associado à série The Division.

A isto junta-se uma nova política interna que obriga todas as equipas a regressarem ao trabalho presencial cinco dias por semana, ainda que com uma pequena margem anual para dias de trabalho remoto.

Ubisoft justifica com evolução do mercado

De acordo com o diretor financeiro da empresa, Frédérick Duguet, esta decisão resulta de uma revisão profunda dos projetos em curso, tendo em conta a evolução do mercado e um nível de concorrência “nunca antes visto”. Como consequência direta, a Ubisoft reviu em baixa as suas previsões financeiras, esperando agora receitas na ordem dos 1,5 mil milhões de euros (menos 330 milhões do que o inicialmente projetado)

No plano criativo, a Ubisoft vai reorganizar toda a sua produção em cinco grandes “Creative Houses”, cada uma a funcionar como uma unidade de negócio independente. Entre estas divisões, destaca-se a Vantage Studios, que ficará responsável pelas maiores marcas da empresa, como Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six.

Outras divisões vão focar-se em shooters (The Division, Ghost Recon, Splinter Cell), experiências live service (For Honor, The Crew, Skull & Bones), jogos narrativos e de fantasia (Prince of Persia, Rayman, Anno, Beyond Good & Evil), e ainda títulos familiares e casuais como Just Dance e UNO.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.