Processadores NVIDIA N1 e N1X sofreram adiamento e só deverão chegar no final de 2026
- por Rita Vieira
- 16 de julho, 2025
- 0

A aguardada estreia da NVIDIA no mercado de processadores para consumo, incluindo CPUs, SoCs e APUs com gráficos integrados GeForce RTX, sofreu um revés. Os novos chips N1 e N1X, que marcarão a entrada da empresa no universo de computadores Windows baseados em arquitetura ARM, foram adiados e têm agora lançamento previsto apenas para o final de 2026.
Apesar de o modelo N1 já estar em fase de produção, novas dificuldades de engenharia obrigaram a NVIDIA a rever os seus planos. De acordo com o site SemiAccurate, esses desafios podem implicar alterações profundas no design do silício, algo que impactaria diretamente a cadeia de produção e os prazos de entrega.
Os detalhes sobre o desempenho começaram a surgir recentemente. Em testes realizados no Geekbench 6, o N1X, uma variante denominada GB10, registou resultados promissores: 3.096 pontos em single-core e 18.837 em multi-core. Este chip inclui 10 núcleos Cortex-X925 e 10 Cortex-A725, atingindo uma frequência de boost de cerca de 4 GHz, com base a 2,81 GHz. Os testes foram realizados numa estação de trabalho HP equipada com 128 GB de RAM e Ubuntu 24.04.1.
Em relação ao desempenho gráfico, tudo gira em torno de rumores. Diz-se que o iGPU integrado do N1X poderá contar com 6.144 núcleos CUDA, um número próximo ao da GeForce RTX 5070. No entanto, por operar a frequências mais baixas, o desempenho seria mais próximo de uma RTX 5060 Ti, o que, ainda assim, seria notável para um chip gráfico integrado. Já o modelo N1C, com especificações mais modestas, poderá ser ideal para ultrabooks ou até novas consolas portáteis com tecnologia da NVIDIA.
Imagem via Geekbench Browser
Tags:
Rita Vieira
A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fortnite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.
Outros artigos
Marvel's Blade da Arkane vai custar quase 100 milhões de euros
- 18 de julho, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar