A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

RAM DDR5 mais cara do que uma PS5? Entende o porquê

Crédito de imagem: PlayStation

O mercado de componentes de memória RAM e armazenamento está a disparar devido à procura das empresas de inteligência artificial, tornando os preços inacessíveis para consumidores e fãs de tecnologia. A situação é particularmente grave para a RAM DDR5, essencial para qualquer PC moderno com processadores AMD ou Intel.

Mesmo módulos como 32 GB já superam o preço de consolas modernas. Um par de 32 GB G.Skill Trident Z5 Neo DDR5 6000 pode custar entre 384 a 466 euros nas lojas portuguesas, mais do que consolas como a Xbox Series S e alcançando quase o preço de uma PS5 Digital a preço normal (custa 499 euros, agora a 349 euros na Black Friday).

Este aumento significativo torna a construção de PCs Gaming cada vez mais dispendiosa, especialmente para quem procura capacidades de memória elevadas. Nas lojas nacionais, as RAMs DDR5 com preços mais em conta estão esgotadas. Algumas memórias de 16GB, sobretudo aquelas de maior desempenho pensadas para gaming, podem custar agora quase o mesmo do que 32 GB há alguns meses.

O aumento dos preços deve-se à pressa das empresas de IA para adquirir hardware capaz de suportar modelos de linguagem generativa e outras aplicações avançadas. Nos últimos meses, estima-se que os preços da RAM tenham subido 190%, dependendo do modelo da RAM.

Também há escassez de discos rígidos de grande capacidade, prejudicando o mercado geral.

As consolas de nova geração também podem ser afetadas por esta escassez e dificultar a produção de novos dispositivos como a Steam Machine da Valve, que poderá sair mais cara do que inicialmente previsto devido às condições atuais do mercado.

Foto de Rita Vieira - Autor na Geekinout
Autor

Rita Vieira

A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fortnite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.