Surgem detalhes de Project Blackbird, o promissor MMO sci-fi da ZeniMax que a Microsoft cancelou
- por Jorge Loureiro
- 4 de julho, 2025
- 0

Project Blackbird era o próximo grande projeto da ZeniMax Online Studios, criadores de The Elder Scrolls Online.
Misturava elementos de Destiny, Blade Runner e Horizon Zero Dawn num MMO de ação na terceira pessoa, com ambientação noir, civilizações alienígenas e megacidades suspensas, de acordo com os detalhes obtidos pelo True Achievements. Mas agora, o jogo foi oficialmente cancelado pela Microsoft, como parte dos cortes que resultaram no despedimento de 9.000 funcionários.
Blackbird estava a ser desenvolvido há vários anos e tinha tudo para ser um dos projetos mais ambiciosos da Xbox. Situado no planeta Soteria — dividido entre regiões de calor extremo e gelo permanente — os jogadores seriam Revenants, humanos modificados ao serviço de uma IA chamada PAN (nada a ver com o partido português, ok?), numa metrópole flutuante chamada Exodus, dominada por cinco sindicatos alienígenas em constante guerra fria.
Inspirado por The Elder Scrolls Online, o jogo prometia uma progressão baseada em missões PvE cooperativas, eventos públicos em mundo aberto, customização total de personagem e sistemas de casas, veículos e armas. Teria também PvP, sistema de classes e traversal vertical com parkour, wall-running e ganchos, ao estilo Titanfall ou Spider-Man.
A história principal girava em torno do assassinato de uma figura importante e de uma conspiração em ascensão dentro da cidade. À medida que os jogadores avançavam, iam descobrindo segredos sobre PAN e as origens dos Revenants. A equipa planeava lançar conteúdo regularmente, com novos distritos, missões e eventos sazonais.
Segundo fontes próximas do projeto, o cancelamento apanhou os próprios desenvolvedores de surpresa. Até ao início de julho, tudo apontava para que o jogo fosse aprovado para entrar em produção este outubro, com lançamento previsto entre 2027 e 2028. A decisão foi comunicada internamente apenas minutos antes de uma reunião, e nem o diretor do estúdio, Matt Firor, esteve presente.
O cancelamento de Project Blackbird junta-se a outros projetos eliminados recentemente pela Xbox, como Everwild e o reboot de Perfect Dark. E representa não só o fim de um jogo promissor, como mais um sinal de que a Microsoft continua sem um plano claro para o futuro da sua divisão gaming.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Preços da ROG Xbox Ally já são conhecidos em Espanha
- 14 de julho, 2025
Xbox Series X com falta de stock em Portugal. Afinal, o que se passa?
- 10 de julho, 2025
Game Pass é rentável ou não? Finalmente há resposta
- 7 de julho, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar