A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

George Lucas explica por que motivo o Yoda fala ao contrário – vais ficar surpreendido

Yoda Star Wars
Crédito da imagem: Lucasfilm

Quantas vezes já tentaste imitar o Yoda a falar? E quantas dessas vezes acabaste a perguntar-te: “Por que raio é que ele fala assim?”

Pois bem, George Lucas acaba de dar a resposta — e, como seria de esperar, há um motivo mais profundo do que apenas parecer exótico e de que a personagem é de uma raça diferente dos humanos.

Numa entrevista recentemente destacada pela página Culture Crave, o criador de Star Wars explicou que a forma peculiar como o Mestre Jedi se expressa foi uma decisão intencional para captar a atenção do público.

Porque se ele falasse inglês normal… as pessoas não prestavam tanta atenção. Mas se ele tivesse um sotaque, ou se fosse difícil perceber o que está a dizer, o público concentra-se mais nas palavras.”

Para Lucas, Yoda não era apenas uma criatura verde de orelhas pontiagudas a dar cambalhotas com um sabre de luz. “Ele era, basicamente, o filósofo do filme,” afirmou.

De certa forma, faz sentido: se vais introduzir um mestre espiritual com frases cheias de sabedoria intergaláctica, o mínimo que podes fazer é obrigar a audiência a parar para ouvir com atenção — nem que seja só para tentar decifrar a ordem das palavras.

Entre profecias, lições de humildade e avisos sobre o lado negro da Força, Yoda tornou-se um dos personagens mais emblemáticos da cultura pop… e agora sabemos que até a sua sintaxe foi um Jedi Mind Trick para prestares atenção a tudo o que dizia.

Qual é para ti a frase mais emblemática do Mestre Yoda?

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.