A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Morreu Tomonobu Itagaki, o criador de Dead or Alive e produtor de Ninja Gaiden

Morreu Tomonobu Itagaki
Crédito das imagens: Tecmo Koei / Tomonobu Itagaki

Morreu um lenda dos videojogos.

O designer japonês Tomonobu Itagaki, conhecido por criar a série Dead or Alive e por revitalizar Ninja Gaiden na Xbox, morreu aos 57 anos. A notícia foi confirmada através de uma publicação póstuma na sua conta do Facebook, onde Itagaki deixou uma mensagem final aos fãs.

“A luz da minha vida está prestes a acabar... Já não estou neste mundo. (…) Sinto muito a todos os meus fãs por não poder entregar o meu novo trabalho. Desculpem. É o que é. Então vai.”

A mensagem final não esclarece a causa da morte do designer.

Itagaki foi uma das figuras mais marcantes do estúdio Tecmo nos anos 90 e 2000, conhecido tanto pelo seu estilo provocador como pela dedicação a sistemas de combate técnicos e viscerais. Fundou a Team Ninja, estúdio responsável por transformar Ninja Gaiden num dos jogos de ação mais exigentes e influentes da sua época.

Em 2008, pouco antes do lançamento de Ninja Gaiden II para a Xbox 360, Itagaki anunciou a sua demissão da Tecmo e processou a empresa por retenção de bónus prometidos e declarações difamatórias feitas pelo então presidente Yoshimi Yasuda. Pouco depois, revelou que estava a trabalhar num novo projeto com ex-membros da Team Ninja (estúdio Valhalla Game Studios) responsável pelo jogo Devil’s Third, apresentado antes da E3 2010.

Jogos mais memoráveis de Tomonobu Itagaki:

  • Dead or Alive (1996) – O início da série de luta que rivalizou com Tekken e Virtua Fighter.

  • Dead or Alive 2 (1999) – Considerado o ponto alto da franquia pela fluidez e estética.

  • Ninja Gaiden (2004, Xbox) – Aclamado como um dos melhores jogos de ação do seu tempo.

  • Ninja Gaiden Black (2005) – Versão refinada que consolidou o estatuto de culto do jogo.

  • Dead or Alive 4 (2005, Xbox 360) – Um dos títulos de lançamento mais impressionantes da geração HD.

  • Devil’s Third (2015, Wii U) – O seu último grande projeto como diretor.

Com a sua morte, desaparece uma das personalidades mais controversas, mas também mais autênticas, da indústria japonesa. Um criador que viveu e trabalhou sem arrependimentos, tal como as suas próprias palavras finais deixaram claro.

Descansa em paz Tomonobu Itagaki.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.