A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Streamer com cancro em fase 4 perde 30.000$ em doações após instalar jogo malicioso da Steam

Rastaland.TV
Crédito da imagem: Rastaland.TV

O streamer RastalandTV, que luta contra um cancro de estágio 4, viveu um dos momentos mais difíceis da sua vida em direto, quando perdeu mais de 30 mil dólares após instalar um jogo malicioso na Steam durante uma livestream na plataforma Pump.fun.

Rastaland tinha conquistado esse valor graças às recompensas da moeda $CANCER, criada na Pump.Fun – plataforma que permite a qualquer utilizador lançar a sua própria criptomoeda e que recentemente voltou a disponibilizar a funcionalidade de livestream. Esses fundos seriam destinados ao tratamento médico do criador, que ficou em lágrimas no momento em que percebeu que a sua carteira de criptomoedas tinha sido esvaziada.

O esquema funcionou através de um cryptodrainer disfarçado de videojogo gratuito chamado Block Blasters, que esteve disponível durante semanas na Steam antes de ser removido. O atacante convenceu Rastaland a instalar e jogar a demo em direto, prometendo compensação financeira, mas o jogo escondia código para roubar as suas chaves de acesso.

Durante a transmissão, foi possível ouvi-lo em desespero: “Estou destruído agora”, dizia entre lágrimas.

Apesar de tudo, um final feliz

Apesar da tragédia inicial, a história teve uma reviravolta inesperada. Em menos de 24 horas, a comunidade cripto uniu-se para apoiar Rastaland. Numa nova publicação no X, o streamer revelou:

“Quero agradecer a todos do fundo do meu coração. Eu, os meus irmãos e a minha mãe ficámos sem palavras com todo o apoio que recebemos nas últimas 24 horas depois do hack acontecer. Parece que toda a comunidade cripto se juntou em torno da minha história e mostrou apoio de várias formas.”

O criador revelou ainda que figuras conhecidas da cena Web3, como ZssBecker, estiveram entre os primeiros a ajudá-lo:

“O Becker esteve logo de manhã nas minhas mensagens privadas e devolveu-me o valor perdido! Muitos membros da equipa da Pump.Fun também apareceram para ajudar de uma forma ou de outra. Nunca conseguirei expressar a gratidão que sinto.”

Rastaland aproveitou também para pedir desculpa à comunidade da moeda $CANCER por não ter conseguido regressar logo ao livestream, explicando que esteve a resolver problemas técnicos no seu portátil.

“Espero conseguir transmitir em breve, só preciso descansar depois desta montanha-russa que vivi nas últimas 24 horas.”

O caso levantou questões sobre a segurança da Steam, que permitiu a publicação de um jogo malicioso durante semanas, mas também demonstrou o impacto que as comunidades Web3 podem ter ao apoiar criadores em momentos críticos.

Para já, o streamer confirma que recuperou os valores roubados e que pretende continuar a transmitir na Pump.Fun, enquanto prossegue a sua luta contra o cancro.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.